A importância da Consultoria Trabalhista

O Brasil é conhecido pelo seu emaranhado de Leis (trabalhista, civil, tributário, penal, previdenciário dentre inúmeras outras). Apenas sobre Segurança do Trabalho, existe a Portaria 3218/78, contendo 36 Normas Regulamentadores com uma infinidade de artigos, parágrafos, incisos e alíneas. Além disso tudo, existem ainda uma infinidade de Decretos, Portarias, Resoluções, Instruções etc, que vem regulamentar essas leis. Todo esse arcabouço jurídico ainda sofre constantes alterações.

Para que o empresário possa administrar sua empresa de forma segura, torna-se necessário a contratação de profissional especializado, no ramo do Direito do Trabalho e Sindical que o auxilie nas tomadas de decisões, para que sejam feitas de forma segura e isenta dos chamados passivos silenciosos.

Com isso, o empresário consegue manter o planejamento e a organização do seu negócio mantendo assim, a boa saúde econômico/financeira da empresa.

A prevenção com a contratação de escritório especializado em assuntos trabalhista e sindical traz enormes vantagens para as empresas, das quais, elencamos algumas: a) redução do número de ações e/ou autuações fiscais; b) maior chance de ganho das ações; c) menos ações com maior chance de êxito resulta em maiores lucros; d) menos ações com maior chance de êxito implica no fortalecimento da imagem da empresa; e) tomada de decisões de forma segura, amparada no suporte jurídico; f) afasta / evita investidas do Sindicato, dentre outras.

Por fim, a contratação de assessoria trabalhista de forma preventiva, torna-se mais econômico e com resultados positivos maiores, do que se comparado quando o problema já estiver estabelecido ou quando já existir ação judicial em curso. Pense nisso !

Assessoria Trabalhista

Nos dias de hoje é cada vez mais necessário ter um auxilio de uma advocacia trabalhista que possua profissionais experientes e capazes de transmitir segurança e dar orientações corretas aos seus clientes, sejam pessoas físicas, profissionais liberais ou até grandes empresas que precisem de um advogado trabalhista para orientações sobre diretrizes empresariais dentro da advocacia do trabalho.

Dentro dessa assessoria trabalhista, é realizada uma consultoria preventiva e às vezes até uma auditoria completa dentro da empresa, sendo que com esses dados de prévios levantamentos e procedimentos internos da empresa o advogado trabalhista tem a visão clara sobre tudo que acontece dentro dos processos trabalhistas gerais da empresa, e assim, verifica os pontos e possíveis problemas que possam estar em desacordo com a legislação trabalhista vigente. Após essa coleta de dados e informações relevantes sobre a empresa a consultoria trabalhista ou o advogado, propõe as alternativas e medidas necessárias para sua regularização perante órgãos do governo. Todo esse trabalho de pesquisa e execução de procedimento é realizado junto dos diretores e administradores da empresa.

A assessoria trabalhista tem como principal objetivo prevenir processos perante o Poder Judiciário, isto é, o advogado trabalhista busca procedimentos e formas legais e corretas que possam diminuir os riscos de autuações do Ministério do Trabalho ou de possíveis processos trabalhistas que às vezes, podem levar a eventuais condenações judiciais.

As vantagens de se ter uma assessoria trabalhista são muitas. Pois além da empresa ter uma consultoria trabalhista preventiva e qualificada, o empresário ou empresa tem mais segurança e confiança em todos os procedimentos trabalhistas que acontecem dentro da sua empresa. E esse segurança é repassado para toda empresa e para todos os funcionários que nela trabalham, ou seja, uma empresa que valoriza atitudes corretas e elimina de seu negocio possíveis ações lesiva ganha respaldo de todos que fazem parte dessa organização, pois os próprios empregados ou colaboradores verão as novas condutas da empresa, que vão estar de acordo com a previsão legal. Ademais, o benefício é tão grande que os próprios funcionários perceberão o interesse de seu gestor ou dono em construir uma empresa confiável e direcionada para um crescimento sólido e correto.

A empresa que contrata um advogado trabalhista tem seus padrões reciclados e renovados nas formas da lei.Isso além de passar reputação aos atuais clientes, que possivelmente vão indicar seu escritório de advocacia trabalhista, ainda passa segurança a outras empresas que talvez possam estar precisando de uma assessoria trabalhista. Isso passe segurança ao mercado de negócios.